JUSTIFICATIVA:

 

A presente iniciativa visa marcar, com uma celebração nesta Casa de Leis, a valorização das trabalhadoras e trabalhadores da área da psicologia no município de Sorocaba, na região e no país.

 

No dia 27 de Agosto comemora-se o Dia do Psicólogo em todo país. Nesta mesma data, no ano de 1962, a profissão foi regulamentada pela Lei Federal 4.119/62.

 

Apesar de muitos filósofos e pensadores terem se ocupado da mente humana em seus estudos, foi apenas no século XVI que apareceu pela primeira vez o termo psicologia, quando o humanista croata Marco Marulik publica "A psicologia do pensamento humano".  Ainda assim, um conceito de psicologia, tal como conhecemos hoje, só veio surgir no século XIX, através das formulações de Wilhelm Wundt que, em 1879, criou o primeiro laboratório de psicologia, em Leipzig, na Alemanha. Suas ideias, porém estavam ainda muito atreladas a conceitos fisiológicos e não avançaram muito.  Diversas escolas da psicologia foram se desenvolvendo: behaviorismo, psicanálise, gestalt, humanista e sociohistórica. Cada uma dessas escolas tem uma perspectiva diferente de estudo da psicologia: para os behavioristas é o comportamento, para os psicanalistas é o inconsciente, para os gestaltistas, é o homem por meio de sua percepção, para os sociohistóricos é a subjetividade humana em constante interação sociocultural, enfim, cada escola aborda o "eu" conforme sua ótica, mas todas se empenham em tratar conflitos e angústias, visando o equilíbrio emocional do indivíduo. Esta seria uma tentativa de explicar a Psicologia, ou, como seria mais prudente dizer, as Psicologias, que se consolidam com o progresso da ciência.

 

Nas últimas décadas a Psicologia brasileira, tem realizado um esforço no sentido de não cindir a ciência com o campo político da sociedade em questão. A busca por uma identidade da Psicologia no Brasil fez com que se construísse uma ciência com compromisso social e não mais, única e exclusivamente focada no indivíduo, como outrora. Atualmente a Psicologia não se resume ao atendimento clínico realizado em consultórios, inserindo-se nas mais diversas áreas de atuação (saúde, jurídica, escolar, hospitalar, organizacional, assistência social, esportiva, emergências e desastres, questões relacionadas à criança e ao adolescente, a sexualidade de gênero, a povos indígenas, entre outros), firmando assim, seu compromisso social e defendendo, de modo inequívoco, as políticas públicas que garantem os direitos humanos.

 

Hoje podemos dizer que a "ciência Psicologia" se encontra nos interstícios de outras ciências, compreendendo as relações humanas nos ambientes onde estes profissionais se encontram e visando um trabalho agregador e em rede, sempre que necessário.

 

Por estes motivos contamos com a aprovação, desta propositura, por parte dos nobres pares.

 

S/S., 23 de abril de 2012.

 

IZIDIO DE BRITO CORREIA

Vereador.